As cefaleias, também conhecidas popularmente como dores de cabeça, são um grupo de doenças de ocorrência quase universal. A maioria das pessoas, em algum momento de suas vidas, já sofreu ou sofre com dor de cabeça.
Mundialmente é estimado que 600 milhões de pessoas sofrem de migrânea, sendo que 5% das mulheres e 2,8% dos homens sentem dor de cabeça mais de 180 dias por ano.
Os diagnósticos diferenciais das dores de cabeça é um dos mais extensos em medicina, com mais de 300 diferentes tipos e causas descritos.
As duas dores de cabeça primárias mais frequentes são a Cefaleia do tipo tensão e a Migrânea, também conhecida com Enxaqueca.
Enxaqueca sem Aura
Dor de cabeça recorrente manifestando-se em ataques que duram de 4 a 72 horas. Características típicas da cefaleia são localização unilateral, qualidade pulsátil, intensidade moderada ou severa, exacerbação por atividade física rotineira e associada a náusea e/ou fotofobia e fonofobia.
Critérios diagnósticos:
- Pelo menos cinco ataques que preenchem os critérios 2-4;
- Dor de cabeça durando 4-72 horas (sem tratamento ou com tratamento ineficaz);
- Dor de cabeça preenche ao menos duas das seguintes características:
- Localização unilateral;
- Qualidade pulsátil;
- Intensidade da dor moderada ou severa;
- Exacerbada por (fazendo que se evite) atividade física rotineira (por exemplo, caminhando ou subir degraus).
- Durante a cefaleia, pelo menos um dos seguintes:
- Náuseas e/ou vômito;
- Fotofobia (piora da dor associada a luz) e fonofobia (piora da dor associada som alto);
- Não atribuída a outra doença:
- Sintomas premonitórios acontecem de horas a 1 ou 2 dias antes de um ataque de Enxaqueca (com ou sem aura). Eles incluem várias combinações de fadiga, dificuldade de concentração, rigidez no pescoço, foto ou fonofobia, náusea, visão turva, bocejamento repetido e palidez.
Enxaqueca com aura
Manifestação recorrente que se manifesta em ataques de sintomas neurológicos focais reversíveis que normalmente desenvolvem-se gradualmente em 5-20 minutos e duram menos de 60 minutos. Cefaleia com as características de enxaqueca sem aura normalmente segue os sintomas de aura.
Critérios diagnósticos:
- Pelo menos dois ataques preenchendo o critério B.
- Aura de migrânea cumpre os critérios B e C para um dos subtipos de migrânea.
- Não atribuída a outro distúrbio.
Aura pode ser visual ocorrendo sintomas como luzes cintilantes na visão, sensitiva como formigamento, afasia, se apresentando com dificuldade de lembrar as palavras e falar por exemplo.
Existem tratamentos eficazes para Dor de cabeça?
Sim, existem!
No caso das dores de cabeça secundárias, o tratamento irá depender da doença de base do paciente.
Em relação a Enxaqueca, há várias opções de primeira linha de tratamento medicamentoso.
Além disso, também tem a opção de anticorpo monoclonal e realização de protocolo PREEMPT em que é feito protocolo de aplicação com toxina botulínica para o tratamento da Enxaqueca em casos selecionados.
Outra opção em caso de crises frequentes, a fim de aliviar a dor mais rapidamente, é a realização de bloqueio anestésico de pontos gatilhos de dor.
Também é importante atentar para os gatilhos da dor, como alterações do humor, sono insuficiente e alimentação inadequada. Sendo importante a orientação e tratamento desses gatilhos também.
Referência:
The International Classification of Headache Disorders – 3rd ed. (2018) ICHD-3